Founders Azacca IPA é uma IPA honesta

Por: Pedro Jannotti

31/07/2018 às 19:32hs

Estilo American IPA
Untappd 3.76

  • 10
  • Cobre claro

10 SRM (Coloração)


  • Alto

70 IBU (Amargor)


  • Moderado

7 ABV (Teor alcoólico)


IPA-Glass IPA-Glass
temperatura 8o C

A Founders já apareceu por aqui no review da KBS e agora é hora dela reaparecer, só que dessa vez com Azacca, uma American IPA honesta.

O rótulo é nomeado em homenagem ao deus haitiano da agricultura Azacca que também é o nome do lúpulo utilizado na cerveja.

Esse lúpulo tem uma pegada bem tropical, trazendo aromas cítricos e de frutas como manga e abacaxi para a cerveja.

Mas já estou me adiantando no assunto. Vamos voltar ao rótulo.

Tomei a versão em lata da cerveja, com 355ml e proteção total contra a degradação pela luz (quer saber mais sobre isso? Veja nosso post sobre como armazenar cerveja) o que permite uma cerveja mais fresca.

Lata da Founders Azacca IPA

Azacca possui um teor alcoólico de 7% e 70 IBU, bastante amarga e não indicada para quem está começando no mundo das cervejas artesanais e não está acostumada com todo esse amargor ainda.

Na página da cerveja você pode encontrar mais informações e também o vídeo abaixo sobre a adição da Azacca no portfólio da Founders.

Mas curiosidades e informações à parte, vamos começar nossa degustação.

Spoilers Sensoriais

Recomendamos tomar a cerveja. Cerveja artesanal/premium é sobre experiência e compartilhar essa experiência. Caso queira saber nossa opinião, continue rolando a página e leia nossa análise sensorial da cerveja. Caso contrário, você poderá encontrar a Founders Azacca IPA nesse link. Depois de tomá-la nos marque nas redes sociais e conte-nos o que achou dela.


Ao servir a cerveja já é possível ver a linda cor que sem luz é um tom avermelhado de cobre e quando  é colocada contra luz se transforma em um âmbar brilhante.

Azacca âmbar e cobre nas cores

A cerveja possui uma certa turbidez mas não deixa de ser transparente e brilhante.

A espuma presente no copo é branca e farta, com uma ótima duração.

O lúpulo que nomeia a cerveja aparece logo de cara. Cítrico e frutado, manga é o primeiro aroma que me vem à mente, porém, em segundo plano, é possível sentir dulçor, provavelmente do malte.

O paladar traz muito do lúpulo. O amargor é bastante pronunciado podendo assustar quem não está acostumado, são 70 IBUs, não é pra qualquer um. É possível sentir sabores herbais e cítricos, mas também de matéria verde. O dulçor aparece em segundo plano também no paladar.

Azacca possui um corpo médio-leve com retrogosto doce e persistência amarga. O teor alcoólico de 7% não é perceptível.

No geral é uma American IPA boa. Tropical e refrescante.

Para quem é ama amargor, com certeza essa é uma cerveja para se considerar.

Founders Azacca IPA