Mr. Tugas Wheat Wine – dulçor, amargor e álcool

Por: Pedro Jannotti

20/10/2018 às 10:00hs

Estilo Wheat Wine
Untappd 3.4

  • 8
  • Âmbar

8 SRM (Coloração)


  • Moderado

40 IBU (Amargor)


  • Alto

9 ABV (Teor alcoólico)


Snifter Snifter
temperatura 12o C

Mr. Tugas Wheat WineWheat Wine é um estilo relativamente novo. Conta a história que nos anos de 1980, Phil Moeller foi fazer uma brassagem de uma Barley Wine junto com um amigo e a receita acabou saindo errado.

Foi utilizado muito trigo no mosto o que acabou descaracterizando a cerveja, porém o resultado ainda assim era delicioso.

Em 1987, Phil Moeller se tornou mestre-cervejeiro da Rubicon Brewing (hoje a cervejaria está fechada, infelizmente). E, para comemorar o primeiro aniversário da cervejaria, Phil Moeller lançou sua Wheat Wine.

Essa história bastante curiosa trouxe à tona um novo estilo de cerveja com qualidades sensoriais bem marcantes.

Sem mais delongas, vamos ao review da cerveja Wheat Wine do Mr. Tugas, que, além de ser um estilo interessante, foi produzido por uma cervejaria local de minha cidade.

Spoilers Sensoriais

Recomendamos tomar a cerveja. Cerveja artesanal/premium é sobre experiência e compartilhar essa experiência. Caso queira saber nossa opinião, continue rolando a página e leia nossa análise sensorial da cerveja. Caso contrário depois de tomá-la nos marque nas redes sociais e conte-nos o que achou dela.


Com um rótulo marcante, a Wheat Wine do Mr. Tugas é uma cerveja sazonal de inverno.

Ela traz características bastante marcantes do estilo, visto logo pela cor da cerveja.

Contra à luz a cor é de um âmbar vivo com tons avermelhados. Essa cor é devido o uso de maltes especiais que acrescentam tanto qualidades de cor, aromas e sabores.

O aroma de lúpulo é bastante marcante, principalmente ao abrir a garrafa. O lúpulo usado na receita é o Mandarina Bavaria que, praticamente, é uma explosão de aromas cítricos e frutados.

Mr. Tugas Wheat Wine

A formação de espuma foi alta e com uma retenção bastante prolongada. Depois que a espuma abaixou um pouco os aromas de malte ficaram bastante evidentes, trazendo notas de caramelo e mel.

O sabor traz as mesmas notas de caramelo e mel com um amargor agradável e limpo para balancear todo o conjunto. Surpreendemente o sabor de pão e grãos, vindos do trigo, não estavam tão evidentes quanto as outras características, mas ainda sim presentes.

A cerveja é bastante alcoólica, como o estilo pede. Esta versão possui 9% de teor alcoólico.

Apesar do teor alto, o álcool fica escondido em tanto aroma e sabor. Porém, depois de alguns goles o efeito do álcool é perceptível em forma de aquecimento e relaxamento.

Na questão da textura, a cerveja é bastante aveludada com um corpo médio-alto bastante agradável.

Resumindo toda a análise. Uma cerveja que vale a pena ser tomada. Principalmente em boa companhia, mas cuidado: o álcool pode ser bastante pesado.

wheatwine-1 wheatwine-2 wheatwine-3
<
>