Review – Strong Suffolk Vintage Ale – Greene King

Por: Renato Bonário

23/03/2019 às 08:16hs

Estilo English Old Ale
Untappd 3.6

  • 17
  • Marrom claro

17 SRM (Coloração)


  • Baixo

IBU (Amargor)


  • Moderado

6 ABV (Teor alcoólico)


Pint Pint
temperatura 12o C

Saudações cervejeiras! Vamos falar sobre a Strong Suffolk Vintage Ale, que pertence a um estilo que historicamente esse estilo é utilizado como cerveja armazenada para ser usada no blend(mistura) com cervejas mais novas ou apreciada com força total.

 

Hoje em dia, há pelo menos dois tipos definitivos na Grã-Bretanha, as mais suaves que com cerca de 4,5% ABV e as mais fortes com teor entre 6 e 8% que o caso da Strong Suffolk Vintage Ale, da cervejaria Greene King.

 

Essa cerveja em questão é uma mistura de duas cervejas, a Old 5X, que é forte com maturação de no mínimo 2 anos e a BPA, uma cerveja encorpada, escura que é adicionada imediatamente antes do engarrafamento.

 

O resultado da mistura é uma cerveja forte (6% abv), escura, frutada, com notas de carvalho no aroma e sabor. Em fim, histórias são legais, mas…

 

Vamos ao que interessa!!

Começamos pela aparência, que é um caso de amor a primeira vista para quem gosta de cervejas com tons em âmbar vivo com tons avermelhados, também conhecido como ruby, valorizados pela cor transparente da garrafa que ainda ressalta a limpidez dessa cerveja.

 

A formação de espuma é característica do estilo, com cor de creme e não persiste por muito tempo.

No aroma é possível encontrar notas de um maltado doce semelhante ao caramelo, além das frutas secas que lembram passas e ameixa, outra característica e a presença marcante de álcool.

 

No sabor ela preserva algumas notas presentes no aroma, mas a evidência fica no dulçor proveniente do malte, que acaba por mascarar um pouco o sabor do álcool, e nas notas que fazem referência a frutas secas, dando um paladar agradável.

 

A Strong Sufflok Vintage Ale é uma cerveja de corpo médio, com baixa carbonatação e um aquecimento sutil proveniente dos 6% ABV, com retrogosto longo e adocicado.

 

Resumindo toda a análise: É uma cerveja agradável, principalmente para quem gosta de experimentar sabores e estilos diferentes. Principalmente para ver como a constituição da cerveja influencia na experiência sensorial.

 

20190305_201414 20190305_201850 20190305_202003
<
>