Profissão: Sommelier de cerveja

Por: Pedro Jannotti

01/02/2018 às 20:09hs

Sommelier segundo a legislação:

Considera-se sommelier, para efeitos desta Lei (12.467/11), aquele que executa o serviço especializado de vinhos em empresas de eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados e enotecas e em comissariaria de companhias aéreas e marítimas.

Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Sommelier

A legislação brasileira é extremamente limitante quando trata da função de sommelier.

Uma das mais importantes profissões da indústria de bebidas é o sommelier pois esse profissional tem o conhecimento necessário para instruir interessados nas bebidas a tomarem as melhores decisões.

E, para o mercado de cerveja artesanal, é muito importante que sejam formados bons sommeliers para que a cultura cervejeira seja cada vez mais difundida.

Para que novas cervejas possam ser lançadas, para que a criatividade dos cervejeiros brasileiros possam ser extrapoladas ao máximo, para que preços de importação e impostos internos sejam minimizados, é extremamente importante que o mercado de cerveja artesanal continue crescendo.

Esse sozinho já é um fato importantíssimo para que o profissional Sommelier seja reconhecido e incentivado.

Mas antes de falarmos sobre a função do sommelier atualmente:

Surgimento do sommelier

Acho que a definição mais comum e aceita para as origens do sommelier é retirado do livro do enólogo Euclides Penedo Borges.

Essa definição fala que a palavra sommelier veio da palavra sommier, termo usado para designar os animais de carga que carregavam comidas e bebidas em comitivas de senhores feudais.

Por evolução linguística a palavra sommier se transformou em sommelier e com o tempo os encarregados pelo transporte também ficaram sendo conhecidos como sommeliers.

Era papel também do sommelier, nessa época, provar as bebidas e comidas que seriam consumidas pelos nobres para evitar a morte por envenenamento (somente dos nobres).

Profissão bastante arriscada essa, não?

Com o tempo esses profissionais passaram a trabalhar também nos castelos, pelos mesmos motivos citados acima.

Qual, afinal, é a função do sommelier?

Cervejas

O sommelier como conhecemos vem do século XIX, e desde essa época diversas funções lhe foram atribuídas.

Atualmente, entre as funções de um sommelier estão o conhecimento das bebidas que ele irá trabalhar; a escolha, compra e armazenagem de bebidas; elaboração de cartas; serviço; recomendação de harmonizações; entre outras funções.

É claro que isso vai depender bastante do lugar onde o sommelier está trabalhando. No caso de um sommelier de cervejas podemos citar as seguintes funções:

Sommelier de cerveja em bares/restaurantes/hoteis

O profissional pode trabalhar gerenciando o estoque de cervejas artesanais, elaborando as cartas de bebidas e recomendando harmonizações.

Outra função importantíssima é o treinamento da equipe (garçons, ajudantes e qualquer outro profissional) para que a venda da cerveja seja feita de forma a beneficiar o cliente, afinal cervejas artesanais, premium e especiais fazem parte de um universo muito grande de opções.

Sommelier de cerveja na indústria

Sommeliers possuem sua formação bastante voltada para a análise sensorial da bebida.

Uma função que os sommeliers podem desempenhar, com grande ganho para as cervejarias, é a realização da análise sensorial da produção, garantindo que novas receitas estejam bem equilibradas e que lotes recorrentes estejam consistentes.

Além dessas áreas o sommelier de cervejas pode trabalhar em importadoras, distribuidoras, empórios, lojas e ainda como crítico cervejeiro para veículos de comunicação.

Sommelier de cerveja na educação

Faz parte do trabalho do sommelier difundir a cultura da bebida. Avaliar as bebidas e incentivar que outros o façam. Fazer com que pessoas leigas tenham seu primeiro contato com cervejas especiais e não se sintam ameaçados.

Sommeliers atualmente passam conteúdos em redes sociais e em cursos por todo o mundo. E fazendo isso eles espalham mais ainda essa cultura.

Cursos de sommelier

Caso esteja interessado em entrar nesse mercado, é importante fazer cursos para se capacitar.

Assim como o mercado de cerveja artesanal vem crescendo, o mesmo vale para o sommelier de cervejas. Existem diversos cursos no mercado de institutos bastante renomados.

Curso da Escola Superior de Cerveja e Malte

Escola Superior de Cerveja e Malte

Sobre o curso: No curso de Sommelier de Cervejas ESCM/Doemens você conhecerá as características predominantes das cervejas e estudará a manutenção da qualidade da cerveja servida e sua melhor apresentação. Dessa forma, você estará apto a atuar como profissional certificado em cervejarias, distribuidoras, varejo, restaurantes e outros empreendimentos cervejeiros.

Mais sobre o curso no link: Escola Superior de Cerveja e Malte.

 

Curso do Instituto da Cerveja

Instituto da CervejaSobre o curso: O curso de formação Profissional Sommelier de Cervejas visa capacitar o participante em temas variados relacionados ao universo cervejeiro para atuar como sommelier profissional ou como consultor/assessor nos mais diversos segmentos do mercado, incluindo lojas, bares, restaurantes, distribuidores, importadoras e cervejarias.

Mais sobre o curso no link: Instituto da Cerveja.

 

Curso do Science of Beer

Science of BeerSobre o curso: Habilitar o aluno a atuar como sommelier, exercendo a profissão de forma ética, atuando na comercialização e orientação de cervejas. O curso aborda vários aspectos como a degustação orientada, harmonização de cerveja e alimento, serviço de bebidas e noções sobre bebidas alcoólicas em geral.

Mais sobre o curso no link: Science of Beer.

 

Curso da Associação Brasileira de Sommeliers

ABSSobre o curso: Curso de formação Profissional Sommelier de Cervejas visa capacitar o participante em temas variados relacionados ao universo cervejeiro para atuar como sommelier profissional ou como consultor/assessor nos mais diversos segmentos do mercado, incluindo lojas, bares, restaurantes, distribuidores, importadoras e cervejarias.

Mais sobre o curso no link: ABS.

 

Curso de sommelier da Bräu Akademie

Bräu AkademieSobre o curso: Este é um curso profissionalizante que tem como objetivo capacitar o aluno em diversos temas relacionados a cerveja. Desta forma, podendo trabalhar em lojas, bares, restaurantes, importadoras de bebidas, cervejarias, concursos cervejeiros.

Mais sobre o curso no link: Bräu Akademie.

Considerações finais

Sommelier é uma profissão que tem muito a agregar ao mercado como um todo.

O trabalho do profissional aumenta consideravelmente a qualidade das cervejas e melhora o nível crítico de outros profissionais do ramo cervejeiro que são afetados pelo seu trabalho.

O sommelier distribui conhecimento para outros e incentiva a cultura cervejeira como um todo.

Hoje em dia é muito importante formar bons sommeliers para que a qualidade da cerveja seja um atributo muito exigido e a frase (que virou hashtag já) “beba menos, beba melhor” faça mais sentido.

Boas cervejas.